Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8541
metadata.dc.type: Monografia
Title: O princípio do ne bis in idem na aplicação da pena do crime de tráfico privilegiado (§4.º do art. 33 da lei 11.343/06)
Authors: Tashiro, Priscila Sayuri Yamaguti
Abstract: O presente trabalho versa sobre a possibilidade de se invocar o art. 42 da Lei 11.343/2006 (Lei de Drogas) na primeira fase da dosimetria da pena, para exasperar a pena-base, e na terceira fase, para fixar a fração da causa de diminuição de pena do § 4.º do art. 33 do mesmo diploma legal, sem incorrer em bis in idem. Para tanto, analisa-se preliminarmente as premissas teóricas do princípio do ne bis in idem e o instituto do tráfico privilegiado por meio de doutrinadores e da jurisprudência. Após, foram trazidas à baila jurisprudências do Superior Tribunal de Justiça e da Primeira e Segunda Turmas do Supremo Tribunal Federal que ilustram a grande e atual controvérsia acerca da forma de aplicação desta causa de diminuição. Por fim, foi feita uma análise de dois julgados do Pretório Excelso que, diante da omissão do legislador em definir os parâmetros balizadores de aplicação da minorante, buscaram pacificar entendimento quanto à interpretação dos arts. 42 e 33, § 4.º, ambos da Lei de Drogas, no âmbito da Corte Suprema.
Keywords: Tráfico de droga
Tráfico privilegiado
Dosimetria
Causa especial de diminuição de pena
Princípio do ne bis in idem
Citation: TASHIRO, Priscila Sayuri Yamaguti. O princípio do ne bis in idem na aplicação da pena do crime de tráfico privilegiado (§4.º do art. 33 da lei 11.343/06). 2015. 59 f. Monografia (Graduação) - Bacharelado em Direito, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8541
Issue Date: 7-Apr-2016
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21107263.pdf3.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.