Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8775
metadata.dc.type: Outros
Title: A escola pode mudar? Um estudo sobre inovação educativa e subjetividade social da escola, 2015
Authors: Campolina, Luciana de Oliveira
Mitjáns Martínez, Albertina
Abstract: Esta comunicação apresenta uma pesquisa doutoral que problematiza a dimensão reprodutiva da instituição escolar abordando teoricamente o conceito de inovação educativa. Tal conceito aponta a criação de novidades nos processos educativos que visam gerar melhorias nos contextos escolares e implicam processos sociais e individuais dos atores escolares. Tomando como base a psicologia histórico-cultural, especificamente a teoria da subjetividade de González Rey que busca gerar inteligibilidade sobre as produções de natureza simbólica e emocional, a pesquisa teve como objetivo compreender os aspectos favorecedores da inovação educativa a partir da dimensão subjetiva da instituição escolar. Para tanto, foi realizado um estudo de caso institucional em uma escola pública brasileira considerada inovadora por suas práticas pedagógicas. A investigação se fundamentou na Epistemologia qualitativa, em que se privilegia o caráter construtivo e dialógico do conhecimento. No estudo, foi utilizado um conjunto de instrumentos de pesquisa qualitativa como: dinâmicas conversacionais com 18 membros da equipe de direção e professores e com 35 alunos e pais, bem como, análise de documentos e observações sistemáticas das atividades escolares. O processo de construção das informações possibilitou a elaboração de indicadores qualitativos sobre o que se compreende como a subjetividade social da escola os quais serão apresentados e discutidos na apresentação. De modo conclusivo, os elementos favorecedores apontaram para a abertura social por parte da instituição escolar para incorporação de mudanças e a representação positiva do espaço educativo como espaço de novidades. Os aspectos não atuaram isoladamente, mas se articularam dinamicamente na configuração social da escola.
Keywords: Inovação educativa
Subjetividade
Epistemologia qualitativa
Subjetividade social
Escola
Citation: CAMPOLINA, Luciana de Oliveira; MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. A escola pode mudar? Um estudo sobre inovação educativa e subjetividade social da escola
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8775
Issue Date: 2015
Appears in Collections:RTR - Documentos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.