Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8983
metadata.dc.type: TCC
Title: Marketing de relacionamento: identificar ferramentas para fidelizar os clientes do salão de beleza Sandra Monteiro
Authors: Costa, Juliana Almeida
metadata.dc.contributor.advisor: Matias, Alano Nogueira
Abstract: Esta monografia tem como tema de abordagem o marketing de relacionamento com ênfase na fidelização de clientes. O objetivo geral é a identificação de estratégias do marketing de relacionamento que gere fidelização para os clientes do salão Sandra Monteiro, os objetivos específicos são a avaliação da percepção dos clientes, por meio de pesquisa de campo no próprio salão de beleza e a identificação de características que atraem os clientes para relacionamentos duradouros. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste tema foi a pesquisa exploratória descritiva, o método de abordagem utilizado é o dedutivo e por final o método de procedimento foi o de levantamento. Mesmo com o marketing de relacionamento bem difundido entre os administradores de empresas e ser um tema bastante estudado, os salões de beleza não utilizam desta ferramenta poderosa e como este mercado é bastante procurado entre homens e mulheres, existindo até uma saturação do mercado pela quantidade de estabelecimentos existentes na localidade que o salão Sandra Monteiro está. Então o salão Sandra Monteiro utilizando-se das estratégias do marketing de relacionamento poderá se sobressair dos outros salões por ter uma relação duradoura com seus clientes, evitando assim desperdício de investimento na captação de novos clientes. Portanto, é de extrema relevância este estudo para oferecer vantagem competitiva para o salão estudado e outros salões que tiverem interesse na fidelização de seus clientes, pois a empresa ter clientes fiéis é a prova de que seu negocio está indo bem, gerando lucro e que seus clientes estão satisfeitos com a empresa.
Keywords: Marketing de relacionamento
Fidelização
Ferramenta de marketing de relacionamento e marketing viral
Citation: COSTA, Juliana Almeida. Marketing de relacionamento: identificar ferramentas para fidelizar os clientes do salão de beleza Sandra Monteiro. 2009. 44 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8983
Issue Date: Dec-2009
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20551081.pdf266.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.