Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9009
metadata.dc.type: Monografia
Title: Prevalência dos protistas no processo de tratamento de águas residuárias da Estação de Tratamento de Esgoto de Brasília Norte – DF (ETEB NORTE)
Authors: Silva, Joelma Queiroz da
Abstract: Este trabalho evidencia o tratamento de águas residuárias com características domésticas por meio do processo de Lodos Ativados, ativação biológica de microorganismos a nível Secundário. A unidade de referência é a Estação de Tratamento de Esgoto de Brasília Norte (ETEB Norte) a qual trata o esgoto produzido pela população da Asa Norte (Brasília), Vila Varjão e parte do Lago Norte, todos pertencentes ao Distrito Federal. Neste processo de tratamento de efluentes há registro por meio de contagem microscópicas de microorganismos, os protistas que de alguma forma são indícios da qualidade de purificação dos efluentes domésticos. Este trabalho relaciona os dados laboratoriais de contagem de protistas em Lodos Ativados no ano de 1997, indicando a sua prevalência na Estação de Tratamento de Esgoto de Brasília Norte. Os protistas mais freqüentemente observados foram: AMOEBAS (79,51%), CILIADOS Livres (13,02%), CILIADOS Fixos (5,13%), FLAGELADOS (1,73%). Sua prevalência está relacionada com a clarificação do efluente no processo de tratamento de esgoto.
Keywords: Água residuária
Esgoto
Estação de tratamento
Citation: SILVA, Joelma Queiroz da. Prevalência dos protistas no processo de tratamento de águas residuárias da Estação de Tratamento de Esgoto de Brasília Norte – DF (ETEB NORTE). 2002. 15 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2002.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9009
Issue Date: 17-Oct-2016
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
9861543.pdf375,07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.