Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9240
metadata.dc.type: Monografia
Title: O uso de edulcorantes por diabéticos com doenças renais: análise dos edulcorantes disponíveis nos mercados de Brasília
Authors: Pujades Júnior, Adolfo Pla
Abstract: O Diabetes Mellitus (DM) é uma Doença Crônica Não Transmissível que altera o metabolismo de nutrientes e cuja prevalência vem aumentando com o decorrer dos anos. Dentre as várias complicações que o DM descompensado pode trazer, pode-se citar a nefropatia diabética, que é umas das principais causas de Doenças Renais Crônicas (DRC) da atualidade. Em razão da patologia, os pacientes diabéticos, com intenção de restringir o consumo de açúcar, fazem uso de edulcorantes. Por sua vez, os doentes renais crônicos devem restringir uma série de nutrientes, alguns dos quais são utilizados como ingredientes de importantes edulcorantes comercializados, tais como o sódio e o potássio. O objetivo desse trabalho foi de pesquisar nos mercados de médio porte de Brasília-DF o custo, a composição, a variedade e a disponibilidade desses produtos, bem como analisar quais podem ser utilizados por doentes renais crônicos. Os dados de 18 mercados de médio porte foram coletados no mês de outubro de 2015, por meio de imagens registradas no local. Para análise dos dados foi utilizado o software SPSS, v.19, por meio do qual calculou-se medidas de tendência central e dispersão e aplicou-se o teste T para amostras independentes para avaliar as diferenças entre os edulcorantes indicados e contraindicados na DRC. Verificou-se que os edulcorantes indicados para diabéticos com DRC são em média 49% mais caros que os contraindicados (p<0,001), mas apresentavam disponibilidade e apresentação semelhantes. Conclui-se, que há necessidade de aprimoramento das políticas públicas a respeito do tema, com novas de pesquisas, políticas públicas que promovam a redução dos preços dos edulcorantes indicados na DRC, para que se tornem mais acessíveis a estes pacientes, além de maior investimento em educação alimentar e nutricional, com esclarecimento sobre quais edulcorantes são indicados para esses pacientes e as consequências do uso indiscriminado em longo prazo daqueles não indicados.
Keywords: Adoçante
Diabetes
DRC
Edulcorante
Non-caloric sweetener
Diabetes
Chronic kidney disease
Artificial sweetener
Citation: PUJADES JÚNIOR, Adolfo Pla. O uso de edulcorantes por diabéticos com doenças renais: análise dos edulcorantes disponíveis nos mercados de Brasília. 2015. 21 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9240
Issue Date: 11-Nov-2016
Appears in Collections:NUT - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21217145.pdf230.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.