Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9335
metadata.dc.type: TCC
Title: Construção da opinião pública através da transnacionalização da televisão
Authors: Barreto, Wilton Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Marinucci, Raquel Boing
Abstract: Este trabalho tem como objetivo de pesquisa compreender o poder, a influência e atuação da opinião pública exercida pelos diversos meios de mídia, especificamente a televisão, como fator de ruptura nos sistemas e estruturas sociais das nações, nesse processo de desenvolvimento da globalização atual. O intuito da pesquisa também é analisar como a consciência dos indivíduos tem sido uma tentativa de apropriação nesse mercado televisivo global. Estudaremos a transnacionalização da televisão como construtora e principalmente um meio de promoção dos interesses da opinião pública no mundo. A pesquisa esta centralizada na influência da opinião pública que também é projetada e promovida pela televisão, dentre outros meios de comunicação, como um objetivo estratégico das grandes corporações de âmbito mundial para inserção dos seus interesses além-fronteiras. A contribuição dessa pesquisa para as Relações Internacionais consiste em apontar o fator opinião pública através da presença internacional da televisão como instrumento de poder e promoção dos interesses. Ao mesmo tempo, busca demonstrar como alguns atores (opinião pública) do sistema internacional - sejam instituições, governos soberanos, forças transnacionais – utilizam a televisão para provocar transformações na comunidade internacional, influenciando tanto os indivíduos como as organizações das sociedades modernas. Falar sobre opinião pública construída e difundida pela televisão é importante para comunidade internacional porque esse fator pode transformar as sociedades segundo planejamento e objetivo dessas corporações e dos atores de projeção transnacional, fazendo que a sociedade internacional seja governada por poucos representantes. A importância também dessa pesquisa é apresentar a televisão como construtora da realidade através das opiniões públicas e o seu papel nesse processo de globalização, ao internacionalizar os mercados e a capacidade de consumo mundial.
Keywords: Opinião pública
Comunicação
Globalização
Grande corporação
Influência e construção
Citation: BARRETO, Wilton Oliveira. Construção da opinião pública através da transnacionalização da televisão. 2008. 60 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9335
Issue Date: 2008
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20368783.pdf316.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.