Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9348
metadata.dc.type: Monografia
Title: Comparação entre a aplicação dos exercícios de kegel e ginástica hipopressiva para ganho de força muscular do assoalho pélvico: em funcionárias da biblioteca Reitor João Herculino do UniCeub
Authors: Guimarães, Fernanda
Araújo, Gabriella Alves
Abstract: Por ser uma região pouco conhecida, o períneo pode torna-se fraco devido a inatividade muscular. Os exercícios do assoalho pélvico podem proporcionar várias alterações morfológicas e funcionais, sendo força e resistência algumas dessas alterações. As duas técnicas abordadas no seguinte estudo são recursos utilizados para ganho de força muscular. Objetivo: Comparar os exercícios de Kegel com a Ginástica Hipopressiva verificando qual intervenção é mais eficaz para ganho de força muscular. Método: Foi avaliado o grau de força muscular de 14 mulheres com idade de 20 à 35 anos antes e após 10 intervenções, através da Escala PERFECT, sendo a força avaliada pela escala Oxford. Foram divididos dois grupos de 7 mulheres cada para a realização de protocolos de Kegel ou de ginástica hipopressiva. Resultados: As informações analisadas mostram que em relação à comparação intra grupo os exercícios de Kegel quando avaliados na mensuração inicial e na final apresentaram um nível de significância de 5%. Na comparação entre os grupos Kegel e Hipopressiva não foi possível afirmar que há diferença significativa entre os grupos. Conclusão: Os resultados deste estudo sugerem que que ambas as técnicas utilizadas podem ajudar no ganho de força muscular dos músculos do assoalho pélvico, apesar de ter sido um ganho estaticamente não significativo entre grupos. Observamos também que estatisticamente intra grupo de Kegel houve um ganho estatisticamente significativo para o P (Power) e E (endurance), e intra grupo de hipopressiva houve um ganho relevante em P (power), E (endurance) e R (repetition).
Keywords: Ginástica hipopressiva
Exercícios de Kegel
Assoalho pélvico
Períneo
Força muscular
Hypopressive exercises
Kegel exercises
Pelvic floor
Perineum
Muscular strength
Citation: GUIMARÃES, Fernanda; ARAÚJO, Gabriella Alves. Comparação entre a aplicação dos exercícios de kegel e ginástica hipopressiva para ganho de força muscular do assoalho pélvico: em funcionárias da biblioteca Reitor João Herculino do UniCeub. 2015. 26 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9348
Issue Date: 2015
Appears in Collections:FIS - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21137015.pdf458,36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.