Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9363
metadata.dc.type: Monografia
Title: O protecionismo comercial: o caso do comércio do corte de frango salgado e congelado entre Brasil e União Europeia
Authors: Alvarenga, Isabella Sayuri Abe
Abstract: Esse trabalho tem como objetivo evidenciar as diversas formas de aplicação do protecionismo existentes que causam danos ao crescimento do comércio internacional. O protecionismo, quando aplicado para fins não comerciais, compromete tanto a multilateraliedade quanto as relações internacionais. Outrossim, serão demonstradas as relações comerciais entre Brasil e União Européia, grandes parceiros comerciais de carne de frango. A relevância deste setor para o comércio exterior brasileiro é tão grande, que se gerou uma disputa comercial entre o mercado destes dois parceiros comerciais perante a Organização Mundial do Comércio e a Organização Mundial das Aduanas, mostrando que a organização legal do comércio internacional coíbe as práticas e injustiças comerciais.
Keywords: Frango
Globalização
Protecionismo
Comércio internacional
União Europeia e Brasil
Citation: ALVARENGA, Isabella Sayuri Abe. O protecionismo comercial: o caso do comércio do corte de frango salgado e congelado entre Brasil e União Europeia. 2008. 61 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9363
Issue Date: 2008
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20466594.pdf518,36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.