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metadata.dc.type: TCC
Title: Marketing de rede no Brasil: aspectos positivos e negativos
Authors: Oliveira, Luiz Felipe Vilasboa
metadata.dc.contributor.advisor: Lisboa, Erika
Abstract: O marketing de rede cresce ano após ano no Brasil e no mundo. E cada vez mais é visto como uma ótima oportunidade de negócio próprio, seja em tempo integral ou parcial. Tendo em vista o crescimento exponencial desse mercado, este trabalho pretende abordar como objetivo principal a identificação dos aspectos positivos e negativos do marketing de rede no Brasil. Os objetivos específicos foram identificar o histórico e surgimento da venda direta e do marketing de rede no Brasil; identificar quais são os aspectos positivos que uma pessoa encontra ao desenvolver um negócio de marketing de rede; identificar os aspectos negativos que são enfrentados por um distribuidor de marketing de rede; e identificar o que são pirâmides financeiras e qual a sua diferença do marketing de rede. Esta é uma pesquisa com caráter descritivo, pois busca entender o que faz do marketing de rede uma opção para empreender e quais são os maiores pontos negativos enfrentados nessa caminhada. Quanto à abordagem foi classificada como quantitativa, já que os dados coletados foram mensurados em porcentagens, utilizando estatística simples. Através dos resultados, foi possível confirmar a flexibilidade de horário e localidade, o desenvolvimento pessoal e treinamento frequente e a oportunidade de desenvolver um ótimo networking como aspectos positivos. E como aspectos negativos, os esquemas de pirâmide financeira que sujam a imagem da indústria pois muitas pessoas ainda confundem pirâmide financeira com marketing de rede, distribuidores antiéticos que tentam aliciar membros de outras equipes e empresas e a dificuldade de manter a motivação para se manter após o primeiro ano no mercado.
Keywords: Marketing de rede
Marketing multinível
Venda direta
Empreendedorismo
Citation: OLIVEIRA, Luiz Felipe Vilasboa. Marketing de rede no Brasil: aspectos positivos e negativos. 2016. 37 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9390
Issue Date: 2016
Appears in Collections:ADM - Graduação

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