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metadata.dc.type: TCC
Title: Os fatores antecedentes da lealdade no marketing relacional: um estudo descritivo segundo a percepção dos empresários
Authors: Rosa, Dayanna Oesterreich da
metadata.dc.contributor.advisor: Mariano, Ari Melo
Abstract: O objetivo geral desse estudo foi identificar qual fator é mais importante na construção do marketing relacional dos empresários. O Marketing Relacional surge como um novo paradigma na era competitiva. A construção de um relacionamento entre cliente e empresa torna-se parte das estratégias empresariais. Entender a percepção dos empresários se faz necessário para compreender os fatores que antecedem a lealdade. A revisão bibliográfica contempla a trajetória do Marketing até o Marketing Relacional, os conceitos de lealdade propostos por diversos autores, assim como seus antecedentes. Para atingir o objetivo proposto a metodologia utilizada foi descritiva quantitativa com base no modelo de equações estruturais. O estudo utilizou um modelo integrado dos autores Laran e Espinoza (2004), Santos e Fernandes (2008) e Mcnally e Griffin (2007). Para a pesquisa foram utilizados 236 questionários com um índice de confiabilidade composta de 0,8483, sendo os públicos alvos empresários e futuros empresários. Os dados foram analisados por meio da metodologia de equações estruturais, pelo software Adanco. O resultado obtido pela pesquisa mostra que os fatores estudados explicam a lealdade de retenção em 20,4% e a lealdade boca a boca em 28,1%, sendo a satisfação o que mais influencia a Lealdade boca a boca e o compromisso o que mais influencia a lealdade de retenção .
Keywords: Marketing de relacionamento
Lealdade
Lealdade boca a boca
Lealdade de retenção
Satisfação
Citation: ROSA, Dayanna Oesterreich da. Os fatores antecedentes da lealdade no marketing relacional: um estudo descritivo segundo a percepção dos empresários. 2016. 34 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9402
Issue Date: 2016
Appears in Collections:ADM - Graduação

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