Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9513
metadata.dc.type: TCC
Title: A comunicação como formadora de opinião e motivadora de atitude: uma pesquisa de opinião quanto às torcidas organizadas do Brasil
Authors: Braga, Cauê Chaves Vilela
Abstract: Desde 1939, as torcidas organizadas integram o futebol brasileiro, são formadas por torcedores ordinários que, além da paixão por um clube em comum, também se unem a partir de ideais similares, com o objetivo de apoiar seus respectivos times. São responsáveis por organizar as festas nos estádios e proporcionar um belo espetáculo, por outro lado, são protagonistas de diversos episódios de violência e selvageria, ocasionados pelo confronto de torcidas rivais. O presente estudo, a partir de uma pesquisa bibliográfica e de uma pesquisa de opinião, analisa os fatores que influenciaram a sociedade, de uma forma geral, a formar sua opinião referente às torcidas organizadas no Brasil, tais como, a maneira como as próprias torcidas se comunicam e a maneira como a mídia as retrata, tentando esclarecer os motivos de essas organizações possuírem uma imagem negativa.
Keywords: Torcida organizada
Formação de opinião
Imagem
Citation: BRAGA, Cauê Chaves Vilela. A comunicação como formadora de opinião e motivadora de atitude: uma pesquisa de opinião quanto às torcidas organizadas do Brasil. 2016. 70 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9513
Issue Date: 2016
Appears in Collections:PUB - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21321285.pdf1.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.