Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9582
metadata.dc.type: TCC
Title: A metáfora visual como recurso persuasivo na propaganda social
Authors: Santos, Camila Fernanda Campos dos
metadata.dc.identifier.orientador: Diesel, Ursula Betina
Abstract: O presente trabalho trata da utilização de metáforas visuais como artifício persuasivo em propagandas sociais. Esse gênero específico da propaganda está ligado à aderência ou mudança de uma determinada ideia ou comportamento, se distanciando da esfera mercadológica que envolve a publicidade. Esta monografia analisará casos em que a abordagem utilizada para seduzir o receptor desse tipo de mensagem é a comparação subjetiva através da imagem. O objetivo do trabalho é explicitar o funcionamento da metáfora visual em anúncios, buscando compreender o papel da mensagem verbal e a construção de sentido das peças. O referencial teórico está alicerçado nos conceitos de comunicação, linguagem e imagem, além de ramificações necessárias como a definição, diferenciação e classificação de publicidade e propaganda e conceitos relacionados à semiótica, persuasão e retórica. Além da pesquisa bibliográfica, foi utilizada a análise semiótica como dispositivo teórico com base no procedimento apresentado por Joly (2012) em seu livro “Introdução à análise da imagem”. Como resultado, observou-se características comuns nesse tipo de abordagem persuasiva, além da percepção de níveis de analogia nos casos analisados.
Keywords: Propaganda
Propaganda social
Metáfora
Semiótica
Construção de sentido
Citation: SANTOS, Camila Fernanda Campos dos. A metáfora visual como recurso persuasivo na propaganda social. 2016. 67 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9582
Issue Date: 2016
Appears in Collections:PUB - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21321240.pdf1.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.