Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9608
metadata.dc.type: Monografia
Title: As relações diplomáticas entre Estados Unidos e Rússia no período pós Guerra Fria: uma leitura em quatro momentos
Authors: Tabet, Camila Reinehr
Abstract: Este trabalho propõe apresentar um estudo a respeito das relações diplomáticas entre Estados Unidos da América e Federação Russa. Logo na parte introdutória são apresentadas os problemas e as hipóteses que servirão como guia para a consolidação da pesquisa. Os problemas se consistem em determinar se existem momentos de aproximação e de distanciamento entre os dois países mencionados anteriormente e quais os fatores determinantes para esse comportamento. As hipóteses, que no último capítulo terão sua utilidade posta à prova, dizem que existem sim momentos de aproximação e distanciamento entre as nações e que três conceitos teóricos ajudam a determiná-la. O estudo começa com uma discussão teórica e metodológica, apresentando sua importância para a análise e compreensão dos fatos. No capítulo um, é apresentado o método de pesquisa que foi utilizado e as categorias que dão embasamento teórico para a avaliação dos momentos históricos que serão apresentados no último capítulo. A pesquisa inicia observando acontecimentos importantes que ocorreram em 1890, quando as duas nações chegaram a um impasse pela primeira vez em suas histórias. A análise do comportamento diplomático começa a ser estudada mais especificamente ao final da Segunda Guerra Mundial, marco importante para entender os acontecimentos iniciais do período seguinte, conhecido como Guerra Fria. A fase da Guerra Fria é cuidadosamente pesquisada, já que se trata de um período em que essas duas nações, Estados Unidos e Rússia, estiveram durante anos em conflito. Todas as ações diplomáticas, ou ofensivas, que foram tomadas por qualquer um dos lados durante essa época foram importantes para moldar o mundo para o período pós-Guerra Fria, situado nos anos 1990. O último capítulo desta monografia é o mais interessante, pois será onde as relações entre os dois Estados no período pós-Guerra Fria serão expostas e analisadas pelos conceitos teóricos. Será durante essa avaliação que os problemas e hipóteses que foram propostas serão úteis ou não, podendo então concluir como se deram as relações entre esses dois países.
Citation: TABET, Camila Reinehr. As relações diplomáticas entre Estados Unidos e Rússia no período pós Guerra Fria: uma leitura em quatro momentos. 2008. 66 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9608
Issue Date: 16-Nov-2016
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20318366.pdf377,55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.