Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9724
metadata.dc.type: Monografia
Title: Resolução de controvérsias comerciais internacionais: as peculiaridades brasileiras que limitam a ampla utilização da arbitragem
Authors: Ataíde, Fabrício de Miranda
Abstract: Nas últimas décadas, o fenômeno da globalização e a intensificação das relações comerciais entre Estados impulsionaram o uso da arbitragem internacional, principalmente no âmbito empresarial. A alternativa arbitral oferece celeridade, sigilo e eficiência, tornando-se uma via privada de resolução de conflitos condizente com as necessidades contemporâneas e amplamente utilizada pelo empresário estrangeiro; contudo, comparativamente, no Brasil o uso da arbitragem comercial pelo empresariado nacional ainda é irrelevante perante a preponderância das soluções oferecidas pelo Estado. Razões histórico-culturais dificultam o pleno uso do instituto arbitral pelo empresário brasileiro.
Keywords: Arbitragem
Arbitragem internacional
Comercial
Arbitragem no Brasil
Citation: ATAÍDE, Fabrício de Miranda. Resolução de controvérsias comerciais internacionais: as peculiaridades brasileiras que limitam a ampla utilização da arbitragem. 74 f. 2009. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9724
Issue Date: Nov-2009
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20517183.pdf371.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.