Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9734
metadata.dc.type: Monografia
Title: A barreira da cultura no comércio exterior: influência da cultura nas relações comerciais Brasil – Mundo Árabe e estratégias de promoção comercial
Authors: Melo, Vinícius Xavier de
Abstract: A evolução do comércio trouxe consigo um problema que aparentemente parece insignificante e trivial, mas que cada vez mais se mostra um grande fator de influência nas relações entres os países: AS DIFERENÇAS CULTURAIS. Até que ponto as diferenças culturais entres os países interferem nas relações comerciais? Este trabalho pretende demonstrar, através do estudo de alguns aspectos da cultura árabe-muçulmana e das relações desses povos com o Brasil, bem como situações práticas resultantes desse relacionamento, que aspectos culturais, tais como a língua, a religião ou os costumes, podem representar sim um entrave nas relações desses países com os demais. Nesse sentido, é aconselhável aos profissionais que planejam lidar não só com os árabes, mas com qualquer povo de cultura diferente da ocidental, prestar atenção a esses pequenos detalhes e considerá-los, até por questão de respeito à cultura do outro. Em nível de estratégia comercial de governo, esse trabalho pretende realçar a importância de um trabalho de inteligência comercial e estudos de mercados, como forma de afastar a possibilidade de fracasso nas negociações comerciais com países culturalmente estranhos.
Citation: MELO, Vinícius Xavier de. A barreira da cultura no comércio exterior: influência da cultura nas relações comerciais Brasil – mundo árabe e estratégias de promoção comercial. 2006. 71 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9734
Issue Date: 2006
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20219780.pdf307.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.