Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9780
metadata.dc.type: TCC
Title: O cinema como meio de expansão e propaganda da cultura norte-americana no Brasil no fim da década de setenta
Authors: Barreto, Edson Clemente
metadata.dc.contributor.advisor: Rosa, Renata de Melo
Abstract: Esta monografia tem a intenção de pesquisar o cinema como meio de expansão e propaganda da cultura norte-americana no fim da década de setenta. Para tanto se tem como base e fundamento os argumentos teóricos de Antonio Pedro Tota ao tratar do tema como imperialismo sedutor. Procura posicionar-se frente aos debates levantados pela expansão cultural norte-americana por meio do cinema e usando a indústria comercial e a política como caminhos para tal feito. O filme Os Embalos de Sábado à noite, como meio de embasamento e exemplificação do poder do cinema como meio de influência na cultura brasileira. A indústria cultural ligada à indústria cultural como meio de abertura de novos mercados consumidores é um dos fundamentais assuntos tratados nesse trabalho. O cinema como meio expansionista da cultura norte-americana contribui para a análise do objetivo principal deste trabalho: compreender por que e de que forma a cultura industrial utilizou o cinema como marketing para abertura de novos mercados consumidores e meio de identificação cultural.
Citation: BARRETO, Edson Clemente. O cinema como meio de expansão e propaganda da cultura norte-americana no Brasil no fim da década de setenta. 2005. 61 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Sociais e Jurídicas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9780
Issue Date: 2005
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20177728.pdf431.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.