Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9843
metadata.dc.type: | Artigo |
Title: | Uma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal |
Authors: | Barros, Ana Paula Borba Gonçalves Garrido Martínez, Luis Miguel Viegas, José Manuel |
Abstract: | O presente trabalho visa analisar os fatores que interferem nas escolhas que as pessoas fazem de modos de transporte ou caminhos a pé, tendo em conta quatro grupos de variáveis: geométricos, sintáticos, uso do solo e acessibilidade de transportes. Para isso, foi formulado um modelo de escolha discreta em duas partes: escolha do modo e escolha de caminhos (a pé). Os resultados mostraram que fatores como segurança, conforto e forma urbana contribuem significativamente para a escolha dos caminhos. Para a escolha do modo, a maioria dos fatores determinantes foram: tempo e períodos do dia, sendo que ambos são exemplos de fatores que não são controláveis; e elementos econômicos e o tempo de deslocamento. Para a escolha da bicicleta, os principais fatores foram a presença de ciclovias e bicicletários. Foi possível concluir que o carro é o modo de transporte com maior preferência natural, seguida de caminhada e finalmente bicicleta. |
Citation: | BARROS, Ana Paula Borba Gonçalves; MARTÍNEZ, Luis Miguel; Viegas, José Manuel. Uma nova abordagem para entender a escola modal e de rotas dos pedestres em Portugal. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA EM TRANSPORTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 29., 2015, Ouro Preto. Anais... Rio de Janeiro: ANPET, 2015. p. 1971-1982. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9843 |
Issue Date: | 13-Nov-2015 |
Appears in Collections: | RTR - Documentos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Uma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal.pdf | 397.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.