Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9874
metadata.dc.type: Monografia
Title: A relevância do marketing de relacionamento para a indústria farmacêutica
Authors: Leite, Bruno Fernandes
Abstract: Esta é uma pesquisa bibliográfica e de campo que visa compreender a relevância do marketing de relacionamento para a indústria farmacêutica. Utilizou-se o método dedutivo proposto por Gil (1999) e a pesquisa descritiva conforme Vergara (2000). A pesquisa de campo utilizou-se do instrumento do questionário estruturado com dez perguntas fechadas, aplicado aos setenta médicos da amostra, selecionada por acessibilidade entre os diversos segmentos que atuam em Brasília/DF. Os dados coletados foram analisados e constataram: que a presença do representante nos consultórios médicos ainda é o meio mais eficiente de levar informações científicas; que os médicos aceitam bem a prática da visitação, relacionando a imagem do representante com os medicamentos e a empresa, e, portanto, quando o relacionamento é baseado no trabalho ético e produtivo, gera confiança; que o principal atributo do representante é a facilidade de comunicação; que a prescrição médica pode ser influenciada pela atuação honesta do representante, mas os brindes, amostras e outras ferramentas de marketing não surtem o efeito desejado, já que, no momento de decidir adotar um medicamento para tratar seus pacientes, os médicos se baseiam principalmente na qualidade e tecnologia; que o fator mais decisivo nessa escolha é a comodidade, o baixo índice de efeitos adversos e a qualidade de vida do paciente.
Citation: LEITE, Bruno Fernandes. A relevância do marketing de relacionamento para a indústria farmacêutica. 2009. 39 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9874
Issue Date: Dec-2009
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20533275.pdf189.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.