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dc.contributor.authorMoraes, Lúcia de Fátima Lima-
dc.contributor.authorTonelli, Maria da Consolação Moraes-
dc.contributor.authorAragão, Maria Margarida da T.-
dc.contributor.authorNascimento, Shuly Marina F. de S. do-
dc.contributor.authorLeite, Suzana Cristina M. da Silva-
dc.date.accessioned2016-12-12T23:20:18Z-
dc.date.available2016-12-12T23:20:18Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationMORAES, Lúcia de Fátima Lima et al. Projeto político-pedagógico: experiências bem sucedidas. 2006. 50 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9902-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo conhecer e analisar os projetos político-pedagógicos considerados bem sucedidos, em escolas públicas do Distrito Federal, com vistas a propor sugestões a outras instituições de ensino. Para isto, optou-se por uma pesquisa qualitativa, utilizando-se como instrumento a entrevista semi-estruturada. Os cenários da pesquisa foram cinco escolas nas regiões administrativas de Brazlândia, Guará, Sobradinho e Taguatinga, que, na opinião das pesquisadoras, planejaram, estão executando e avaliando o projeto de forma bem sucedida. As categorias escolhidas para análise e discussão dos dados foram: caracterização do cenário e participantes; razões do sucesso do projeto político-pedagógico; processo de construção; ações e inovações; empecilhos e desfechos; e contribuições para outras instituições. Os principais resultados obtidos nesta pesquisa demonstraram que o envolvimento de todos os segmentos e o levantamento de prioridades da comunidade escolar, além das avaliações freqüentes que possibilitam o redirecionamento das ações educativas, são fundamentais para eficácia da proposta da escola. O desenvolvimento de projetos específicos, elaborados com vistas a melhorar o desempenho dos educandos, enriquecer a práxis dos docentes e estreitar os laços entre a escola e sua comunidade, contribuem significativamente para atingir as metas estabelecidas coletivamente, assim como as alternativas encontradas por todas para suprir as dificuldades apresentadas. À guisa de conclusão, a análise realizada evidenciou que não são poucos os desafios encontrados mas que as iniciativas estão ocorrendo e as experiências bem sucedidas em escolas da rede pública de ensino podem se multiplicar. O planejamento participativo, o respeito pela diversidade de idéias e opiniões e as responsabilidades compartilhadas, quando entrelaçados, abrem espaços para ampliar a consciência cidadã e cultivar o sentimento de solidariedade e compromisso em todos os segmentos. Estes são fundamentais para tornar a dinâmica da escola inovadora e consensual. São essas possibilidades que aguçam os ânimos e reforçam as esperanças que a instituição escolar cumpra bem o seu papel.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2016-12-02T19:20:08Z No. of bitstreams: 1 40353010.pdf: 169781 bytes, checksum: 4c23b31a2330ea98d46eb4168206ad9a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-12T23:20:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 40353010.pdf: 169781 bytes, checksum: 4c23b31a2330ea98d46eb4168206ad9a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-12-12T23:20:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40353010.pdf: 169781 bytes, checksum: 4c23b31a2330ea98d46eb4168206ad9a (MD5) Previous issue date: 2006en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProjeto político pedagógicopt_BR
dc.subjectPlanejamento escolarpt_BR
dc.subjectProposta pedagógicapt_BR
dc.titleProjeto político pedagógico: experiência bem sucedidapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-
dc.identifier.orientadorMontenegro, Maria Eleusapt_BR
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