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dc.contributor.authorSantos, Cleci da Silva-
dc.contributor.authorCarvalho, Cristiane Ferreira de-
dc.contributor.authorCarmo, Ediones Henrique do-
dc.date.accessioned2016-12-12T23:29:51Z-
dc.date.available2016-12-12T23:29:51Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationSANTOS, Cleci da Silva; CARVALHO, Cristiane Ferreira de; CARMO, Ediones Henrique do. Educação sexual: orientar para prevenir. 2006. 39 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9905-
dc.description.abstractA educação sexual é um tema transversal proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais e no Currículo Básico de Educação das Escolas Públicas do Distrito Federal, do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries. Os profissionais da educação observam a grande necessidade da abordagem deste tema, em sala de aula. Diante desta consideração, é necessário compreender como deve ser realizada a educação sexual nas séries iniciais do ensino fundamental, de modo a buscar uma forma não repressiva, com responsabilidade, bom senso e consciência crítica, oferecendo subsídios aos professores, objeto desse trabalho. Para tanto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa, com uso de um roteiro de análise documental, como instrumento. Esta análise documental teve como foco buscar conteúdos e procedimentos metodológicos sobre educação sexual para a 4ª série do ensino fundamental. Os principais resultados da pesquisa foram que: em todas as fontes pesquisadas são abordadas as questões ligadas à sexualidade dentro da disciplina Ciências (mudanças e transformações do corpo, gravidez, doenças sexualmente transmissíveis/AIDS), sem o aprofundamento desses: entretanto, os livros didáticos mais recentes mencionam esses temas dentro da educação sexual, trabalhando as relações existentes entre os aspectos biológicos, afetivos, sociais, econômicos e culturais na formação da sexualidade da pessoa e de um grupo social, analisando-se as transformações dos papéis sexuais ao longo da história. Conclui-se, ao final do trabalho, que há necessidade de se discutir e implementar a educação sexual nas escolas, devido ao despreparo que as famílias têm em lidar com assuntos ligados à sexualidade. É importante que o professor esteja atento e preparado para responder e orientar as questões relacionadas à educação sexual, sem transmitir seus valores, crenças e opiniões. Os conteúdos de orientação sexual devem ser flexíveis, visando atender às curiosidades e interesses dos alunos. É importante lembrar que a linguagem usada deve estar de acordo à faixa etária dos alunos para que estes possam entender os conteúdos transmitidos e assim serem alcançados os objetivos propostos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2016-12-02T19:13:44Z No. of bitstreams: 1 40350841.pdf: 323135 bytes, checksum: 5c00503fb6896d465c77e7ffe632d87a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-12T23:29:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 40350841.pdf: 323135 bytes, checksum: 5c00503fb6896d465c77e7ffe632d87a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-12-12T23:29:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40350841.pdf: 323135 bytes, checksum: 5c00503fb6896d465c77e7ffe632d87a (MD5) Previous issue date: 2006en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.titleEducação sexual: orientar para prevenirpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.date.criacao2006-
dc.identifier.orientadorMontenegro, Maria Eleusapt_BR
Appears in Collections:PED - Graduação

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