Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9905
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Educação sexual: orientar para prevenir |
Authors: | Santos, Cleci da Silva Carvalho, Cristiane Ferreira de Carmo, Ediones Henrique do |
metadata.dc.identifier.orientador: | Montenegro, Maria Eleusa |
Abstract: | A educação sexual é um tema transversal proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais e no Currículo Básico de Educação das Escolas Públicas do Distrito Federal, do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries. Os profissionais da educação observam a grande necessidade da abordagem deste tema, em sala de aula. Diante desta consideração, é necessário compreender como deve ser realizada a educação sexual nas séries iniciais do ensino fundamental, de modo a buscar uma forma não repressiva, com responsabilidade, bom senso e consciência crítica, oferecendo subsídios aos professores, objeto desse trabalho. Para tanto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa, com uso de um roteiro de análise documental, como instrumento. Esta análise documental teve como foco buscar conteúdos e procedimentos metodológicos sobre educação sexual para a 4ª série do ensino fundamental. Os principais resultados da pesquisa foram que: em todas as fontes pesquisadas são abordadas as questões ligadas à sexualidade dentro da disciplina Ciências (mudanças e transformações do corpo, gravidez, doenças sexualmente transmissíveis/AIDS), sem o aprofundamento desses: entretanto, os livros didáticos mais recentes mencionam esses temas dentro da educação sexual, trabalhando as relações existentes entre os aspectos biológicos, afetivos, sociais, econômicos e culturais na formação da sexualidade da pessoa e de um grupo social, analisando-se as transformações dos papéis sexuais ao longo da história. Conclui-se, ao final do trabalho, que há necessidade de se discutir e implementar a educação sexual nas escolas, devido ao despreparo que as famílias têm em lidar com assuntos ligados à sexualidade. É importante que o professor esteja atento e preparado para responder e orientar as questões relacionadas à educação sexual, sem transmitir seus valores, crenças e opiniões. Os conteúdos de orientação sexual devem ser flexíveis, visando atender às curiosidades e interesses dos alunos. É importante lembrar que a linguagem usada deve estar de acordo à faixa etária dos alunos para que estes possam entender os conteúdos transmitidos e assim serem alcançados os objetivos propostos. |
Keywords: | Educação sexual Sexualidade Adolescência |
Citation: | SANTOS, Cleci da Silva; CARVALHO, Cristiane Ferreira de; CARMO, Ediones Henrique do. Educação sexual: orientar para prevenir. 2006. 39 f. Monografia (Bacharelado em Pedagogia) - Faculdade de Ciências da Educação, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9905 |
Issue Date: | 2006 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40350841.pdf | 315.56 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.