Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9907
metadata.dc.type: Monografia
Title: A influência da sustentabilidade na escolha da instituição financeira: um estudo da decisão de consumo dos alunos do UniCEUB
Authors: Silva, Giselle Gaby Valerio
Abstract: O estudo tem como objetivo identificar se existe relevância, dentre os alunos do UniCEUB, do conhecimento das ações de sustentabilidade na decisão pela instituição financeira. A pesquisa se dá em caráter exploratório com abordagem quantitativa, com erro amostral de 9% e confiança de 95%, realizado através de questionário com amostra não probabilística por conveniência. A teoria de referencia tem como base a teoria cognitivista e assume como fatores influentes no processo de compra os fatores culturais, sociais, psicológicos e de marketing. Apresenta o processo de compra composto por cinco etapas – reconhecimento do problema, busca de informações, avaliação de alternativas, decisão de compra e comportamento pós-compra. Por sua vez as ações de sustentabilidade se caracterizam pelo equilíbrio entre o aspecto social, o ambiental e o econômico. Nesse cenário caracterizam-se como instituições financeiras os bancos múltiplos, bancos comerciais, a caixa econômica federal e as cooperativas. Os resultados relevam a predominância do banco com o maior número de agência em relação aos outros e do fator família na escolha, demonstram ainda que a influência dos fatores de sustentabilidade independe do conhecimento das ações. O estudo apóia a hipótese de que o conhecimento das ações de sustentabilidade não é relevantes na escolha da instituição financeira, e sugere estudos com avaliação dos investimentos realizados pelas diferentes instituições em divulgar as ações.
Keywords: Sustentabilidade
Processo de compra
Comportamento do consumidor
Sustainability
Decision making process
Consumer behavior
Citation: SILVA, Giselle Gaby Valério. A influência da sustentabilidade na escolha da instituição financeira: um estudo da decisão de consumo dos alunos do UniCEUB. 2009. 46 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9907
Issue Date: Dec-2009
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20600428.pdf650,75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.