Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9910
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNeves, Ana Maria Moreira Campos-
dc.contributor.authorJesus, Leonardo Mauro de-
dc.contributor.authorVieira, Márcia Aline Peixoto-
dc.contributor.authorCouto, Veronice Nazário-
dc.date.accessioned2016-12-12T23:39:53Z-
dc.date.available2016-12-12T23:39:53Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationNEVES, Ana Maria Moreira Campos et al. A afetividade como parte do processo ensino- aprendizagem nas séries iniciais. 2006. 49 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9910-
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral investigar como os fatores afetivos se apresentam na relação professor – aluno e a sua influência no processo de aprendizagem. Dentre os objetivos específicos delimitados pretendeu-se analisar a importância da afetividade para o processo de ensino-aprendizagem, conhecer a relação entre afetividade e cognição em sala de aula, elencar alguns problemas no processo ensino-aprendizagem relacionados à questão da, além de apontar aspectos positivos e negativos no relacionamento professor – aluno no âmbito da afetividade; propondo alternativas para a melhoria do cuidado com a afetividade na prática docente. A metodologia utilizada nesta pesquisa contou com uma abordagem qualitativa. Dentre as diversas formas de realizar uma pesquisa qualitativa, selecionou-se a pesquisa-ação. A coleta de dados para este estudo se deu por meio de questionários para conhecer o perfil das escolas e das turmas que participarão do estudo, aplicação da dinâmica com os professores das escolas em questão. Foram aplicados questionários com os professores e os e alunos das escolas e turmas respectivamente selecionadas. Em seqüência à análise verificou-se que a cognição e a emoção não se encontram dissociados do ser humano, por isso é possível atuar sobre o cognitivo via afetivo, e no afetivo via cognitivo. Wallon e os estudiosos de sua teoria deixam claro a importância de se conhecer o histórico de cada aluno na tentativa de alcançá-lo afetivamente. A interação professor – aluno é primordial para a evolução da aprendizagem. Por meio de todas as análises geradas, ultimou-se que o vínculo afetivo influi essencialmente na constituição da inteligência, mas deve estar associados a outros fatores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2016-12-02T19:04:26Z No. of bitstreams: 1 40350261.pdf: 116899 bytes, checksum: e39cbbf9434f7c0380a811b812c2fbc4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-12T23:39:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 40350261.pdf: 116899 bytes, checksum: e39cbbf9434f7c0380a811b812c2fbc4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-12-12T23:39:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40350261.pdf: 116899 bytes, checksum: e39cbbf9434f7c0380a811b812c2fbc4 (MD5) Previous issue date: 2006en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da inteligênciapt_BR
dc.subjectCognitivopt_BR
dc.titleA afetividade como parte do processo ensino- aprendizagem nas séries iniciaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-
dc.identifier.orientadorXavier, Odiva Silvapt_BR
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40350261.pdf114.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.