Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9920
metadata.dc.type: TCC
Title: Marketing de varejo: um estudo de caso na rede de drogarias Alterosa
Authors: Oliveira, Camila Pessoa de
metadata.dc.contributor.advisor: Gagliardi, Marcelo
Abstract: Este trabalho acadêmico possui como tema o marketing de varejo e teve como objetivo analisá-lo a partir do estudo de caso realizado na Drogaria Alterosa, verificando como acontece esse processo na empresa, já que o marketing é fator primordial para o desempenho de uma organização, analisando a importância dos 6 P’s do composto de marketing varejista, formado pelos 4 P’s do composto de marketing: produto (extensão e profundidade do sortimento de produtos); praça (localização); preço e promoção (propaganda, publicidade e relações públicas), mais pessoal (serviços aos clientes e vendas pessoais) e apresentação (layout e atmosfera). Deu-se início a este trabalho através de pesquisas bibliográficas verificando conceitos e definições sobre o varejo, a história do desenvolvimento do varejo no Brasil e no mundo, o mercado varejista, o papel e a importância do varejo, as funções do administrador varejista, o ciclo de vida do varejo e do produto desde seu lançamento no mercado ao seu declínio. Abordou-se também sobre os principais tipos de varejistas, as tendências no varejo e as aplicações do marketing no varejo farmacêutico, tudo isso na concepção de diversos autores renomados da administração de marketing, para se chegar a uma analogia do desenvolvimento da teoria com a prática. Para isso foi realizada na Drogaria Alterosa uma entrevista baseada nas informações da fundamentação teórica com o proprietário e duas gerentes. Após recolhidas as informações sobre a Drogaria Alterosa, chegou-se a conclusão dos objetivos esperados e da correlação entre empresa e seu ambiente externo e interno.
Citation: OLIVEIRA, Camila Pessoa de. Marketing de varejo: um estudo de caso na rede de drogarias Alterosa. 2006. 52 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9920
Issue Date: 2006
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20101106.pdf2.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.