Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9950
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Inteligência emocional aplicada à administração: estudo de caso com alunos universitários |
Authors: | Dias, Carolina Mesquita Beraldi |
metadata.dc.identifier.orientador: | Torres, Inácio Alves |
Abstract: | Esta pesquisa faz uma comparação do nível de inteligência emocional de alunos de administração, a partir do estudo de caso em uma instituição. A inteligência emocional foi, durante um longo período, ignorada, porém, a partir da década de 90, esse conceito passou a ser mais aceito na sociedade. Por muito tempo acreditou-se que o ser humano era um ser puramente racional, e isso o diferenciava do restante do reino animal. Os estudos acerca desse assunto se mostraram revolucionários quando provaram que a parte racional do homem provém da parte emocional. As emoções, portanto, são parte intrínseca do homem, e cabe a este trabalhá-las a seu favor para melhorar os resultados pessoais. A inteligência emocional, segundo autores utilizados nesta pesquisa, pode ser medida por meio da identificação de cinco aptidões: autoconsciência, autocontrole, motivação, empatia e sociabilidade. O administrador, em específico, precisa desenvolver suas habilidades emocionais para lidar com pessoas e com situações do dia-a-dia de maneira mais acertada. Por isso, desde a prática acadêmica, o estudante deve iniciar a sua jornada em direção ao desenvolvimento dessas habilidades, já que o mercado busca captar sempre o melhor em cada área. Para realizar a comparação salientada acima, foi feita pesquisa com 155 alunos de uma instituição localizada em Brasília. A partir da apresentação e discussão dos dados coletados pelo questionário, identificou-se que a média de inteligência emocional dos alunos da instituição é considerável, pois se aproximam da resposta máxima em quase todos os quesitos. Entretanto, comparando-se os períodos, apenas o fator empatia mostrou diferença significativa, favorecendo os alunos de final de curso, o que mostra, pelo menos em um quesito, evolução emocional. |
Keywords: | Emoção Inteligência emocional Administração |
Citation: | DIAS, Carolina Mesquita Beraldi. Inteligência emocional aplicada à administração: estudo de caso com alunos universitários. 2009. 57 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9950 |
Issue Date: | 2009 |
Appears in Collections: | ADM - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20667546.pdf | 328.35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.