Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12755
metadata.dc.type: TCC
Title: Otimização da geração de energia elétrica em função das variações da intensidade luminosa em um painel fotovoltaico
Authors: Pereira, Carolina Almeida
metadata.dc.identifier.orientador: Duque, Luciano Henrique
Abstract: Este trabalho propõe um sistema de otimização na geração de energia solar em função da intensidade luminosa, com o objetivo de aumentar a capacidade de geração de eletricidade por um painel fotovoltaico. O trabalho apresenta o desenvolvimento de um seguidor solar o qual possui dois graus de liberdade, permitindo o rastreamento solar com maior precisão. O sistema objeto de estudo é composto por dois microcontroladores, o Arduino e um PIC, componentes eletrônicos discretos, como sensores de luminosidade, corrente, motores, um painel fotovoltaico. Realizou-se a impressão da parte física em impressora 3D. Os foto-sensores convertem luz incidente em tensão e transmitem os valores para o PIC e, logo depois, ao Arduino que processa os dados e aciona uma base móvel, composta por dois servomotores acoplados à parte física, na qual irá movimentar a base onde se encontra o painel solar. Os ângulos do conjunto são ajustados de forma a encontrar a posição em que ocorra a maior incidência de luminosidade no painel e nos sensores, que, por consequência, aumentará a geração de energia do painel fotovoltaico.
Keywords: Intensidade luminosa
Microcontrolador
Painel fotovoltaico
Citation: PEREIRA, Carolina Almeida. Otimização da geração de energia elétrica em função das variações da intensidade luminosa em um painel fotovoltaico. 2018. Monografia (Graduação) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12755
Issue Date: 2018
Appears in Collections:ENE - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21404667.pdf2.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.