Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12759
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise da economia de energia elétrica gerada a partir da instalação de sistemas de aquecimento solar do projeto agente CEB 3
Authors: Pimenta, Rubens Piovesan Guimarães
metadata.dc.contributor.advisor: Duque, Luciano Henrique
Abstract: Em todos os projetos de Eficiência Energética é necessário realizar um estudo de viabilidade que conste dados estatísticos que ditem e guiem o desenvolvimento do projeto em questão. Neste contexto, considerando-se a relevância, aliada a complexidade em cálculos de mediação e verificação, a proposta do trabalho foi avaliar os resultados de medição e verificação dos sistemas de aquecimento solar instalados pelo programa Agente CEB 3, apresentados pela prestadora de serviço e cruzá-los com os dados estatísticos apresentados pela Companhia Energética de Brasília ao fim do projeto Agente CEB 3. Coletou-se os dados de consumo de energia das residências durante o período de medição para que fosse possível auxiliar na apresentação de valores palpáveis de economia de energia elétrica e redução de demanda no horário de ponta. Os dados e cálculos foram executados através de planilhas utilizando o software Microsoft Excel, software próprio para manuseio de banco de dados e cálculos estatísticos. Em outras palavras, a partir deste é esperado que seja desenvolvido um cálculo amostral que indique a viabilidade de um projeto de eficiência energética voltado para a instalação de sistemas de aquecimento solar em residências de baixa renda. Posteriormente é esperado que além do cálculo amostral seja indicado em qual região administrativa do Distrito Federal o programa supracitado surtiu maior eficiência no quesito economia de energia em relação ao custo benefício do projeto, dessa forma, espera-se que futuramente seja viável a execução de outras versões do projeto voltado para o mesmo público.
Keywords: Medição e verificação
Eficiência energética
Aquecimento solar
Citation: PIMENTA, Rubens Piovesan Guimarães. Análise da economia de energia elétrica gerada a partir da instalação de sistemas de aquecimento solar do projeto agente CEB 3. 2018. Monografia (Graduação) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12759
Issue Date: 2018
Appears in Collections:ENE - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21468912.pdf3.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.