Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12771
metadata.dc.type: Monografia
Title: A linha tênue entre maternidade e evasão escolar
Authors: Obando, Juliane Mesquita
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar os mecanismos que as instituições de ensino utilizam para apoiar ou dificultar os estudos de adolescentes e jovens gestantes e mães a partir da perspectiva de alunas e ex-alunas adolescentes e jovens adultas do Distrito Federal. Em termos metodológicos, a pesquisa foi realizada a partir da utilização de uma metodologia qualitativa de investigação inspirada na Epistemologia Qualitativa de González Rey. Nesse sentido, foram realizadas seis entrevistas individuais semiestruturadas, de forma integrada à apresentação de imagens (fotos retiradas da internet), em que participaram seis adolescentes e jovens mulheres, entre 17 e 30 anos, que vivenciaram/vivenciam a maternidade durante os estudos, seja no ambiente escolar ou no ambiente acadêmico. Após as transcrições dos áudios gravados na pesquisa de campo, foi utilizada, para análise e interpretação das informações construídas, a análise de conteúdo temática. Para tanto, foram construídas três categorias analítico-temáticas. Como resultado, foi possível compreender que o fenômeno da evasão escolar é sustentado por bases históricas, sociais e culturais relacionadas a concepções sexistas acerca das normas binárias de gênero. Além disso, a pesquisa indicou a importância de criarmos espaços de diálogo e discussão sobre os modos de acolher diferentes demandas por parte das alunas, nas instituições de ensino na atualidade.
Keywords: Maternidade de adolescente
Adolescente gestante
Evasão escolar
Citation: OBANDO, Juliane Mesquita. A linha tênue entre maternidade e evasão escolar. 2018. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12771
Issue Date: 2018
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21413256.pdf2,28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.