Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12779
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Efetividade do princípio constitucional da universalidade da cobertura e do atendimento da seguridade social como fator de inclusão social nas comunidades quilombolas:estudo de caso na comunidade Grotão no município de Filadélfia - TO
Authors: Nóbrega, Candida Dettenborn
metadata.dc.identifier.orientador: Monebhurrum, Nitish
Abstract: A seguridade social engloba saúde, assistência e previdência social, direitos sociais básicos protegidos constitucionalmente que detêm título próprio na Constituição Federal, sendo resguardados pela fundamentalidade, para manter o mínimo existencial, especialmente aos grupos vulneráveis como as comunidades quilombolas. Tais grupos são compostos por uma parcela da população cujos antepassados formavam quilombos seja pela fuga da escravidão, seja pela Lei Áurea, para desenvolver atividade de subsistência em grupos. A luta pelo reconhecimento do direito ao território, da cultura e da subsistência ainda hoje é patente. Muitos grupos vivem isoladamente e carecem de atuação estatal no campo da seguridade social. Essa escassez se traduz em afronta à dignidade humana deles, que, desassistidos, sofrem miserabilidade e exclusão social. Esta pesquisa visa levantar e analisar a efetividade do princípio constitucional da universalidade da cobertura e do atendimento da seguridade social como vetor de inclusão social na comunidade quilombola Grotão, no município de Filadélfia - TO. Para tanto, os passos metodológicos envolvem a aplicação de questionário semiestruturado por intermédio de entrevista; teoricamente, fundamenta-se em fontes bibliográficas e documentais.
Keywords: Seguridade social
Grupo vulnerável
Comunidade quilombola
Citation: NÓBREGA, Candida Dettenborn. Efetividade do princípio constitucional da universalidade da cobertura e do atendimento da seguridade social como fator de inclusão social nas comunidades quilombolas:estudo de caso na comunidade Grotão no município de Filadélfia - TO. 2017. 113 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12779
Issue Date: 2017
Appears in Collections:DIR - Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
61500100.pdf1.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.