Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12824
metadata.dc.type: Monografia
Title: Execução da pena privativa de liberdade após decisão de segunda instância e princípio da presunção de inocência: um estudo sobre a execução provisória da pena antes do trânsito em julgado e da possível harmonia entre a prisão e o princípio da presunção de inocência
Authors: Rabelo, Carlos Henrique Souza
Abstract: A discussão acerca da execução da pena após a decisão em segunda instância é de suma importância para nossa sociedade, que muitas vezes deixa de acreditar na efetividade da justiça pela sua morosidade e pelo fato que muitas vezes o réu só ser preso anos após o fato. A recente rediscussão no Supremo Tribunal Federal sobre a ofensa ao princípio da presunção de inocência demonstra a cautela na ponderação de princípios constitucionais, buscando dar efetividade ao processo. Já que de um lado temos a pretensão punitiva do estado e de outra a presunção de inocência concedida ao réu, devendo, portanto seguir certos requisitos para que possa ocorrer sua prisão. Como nosso ordenamento jurídico só prevê um tipo de modalidade de prisão antes do trânsito em julgado, esta só pode ocorrer de forma cautelar e não de forma automática e tampouco como uma antecipação da prisão pena. O presente trabalho objetiva analisar o princípio da presunção de inocência e suas características, bem como o que vem a ser prisão, as suas modalidades e seus princípios, para que se possa avaliar o cabimento da prisão a partir da decisão condenatória de segunda instância.
Keywords: Direito constitucional
Direito penal
Direito processual penal
Execução da pena
Princípio da presunção de inocência
Prisão após segunda instância
Citation: RABELO, Carlos Henrique Souza. Execução da pena privativa de liberdade após decisão de segunda instância e princípio da presunção de inocência: um estudo sobre a execução provisória da pena antes do trânsito em julgado e da possível harmonia entre a prisão e o princípio da presunção de inocência. 2018. Monografia (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12824
Issue Date: Oct-2018
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21023651.pdf768,94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.