Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12882
metadata.dc.type: TCC
Title: Punitive damages: análise sobre a viabilidade de transposição do instituto para o ordenamento jurídico brasileiro
Authors: Magalhães, Lorrany Gregório
metadata.dc.identifier.orientador: SANTANA, Hector Valverde
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo analisar a viabilidade de aplicação do instituto do punitive damages no ordenamento jurídico brasileiro por meio de um estudo comparado. O modelo de responsabilidade civil adotado pelo direito brasileiro tem caráter reparatório e, portanto, é voltado para análise dos danos suportados pela vítima. Desprezando, desta forma, o grau de reprovabilidade da conduta do ofensor, a intencionalidade do agente e a vantagem econômica auferida em decorrência da conduta ilícita. Entretanto, a concepção de que a responsabilidade civil tem o escopo de apenas reparar os danos suportados pela vítima mostra-se insuficiente frente os anseios sociais. Posto que, o modelo reparatório não tem a aptidão de evitar a ocorrência de novos danos e nem moralizar as condutas ilícitas. Sob essa perspectiva, o trabalho sugere um exame da indenização punitiva como forma de adequação da responsabilidade civil aos interesses sociais emergentes.
Keywords: Responsabilidade civil
Punitive damage
Indenização punitiva
Citation: MAGALHÃES, Lorrany Gregório. Punitive damages: análise sobre a viabilidade de transposição do instituto para o ordenamento jurídico brasileiro. 2018. Monografia (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12882
Issue Date: 2018
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21415442.pdf871.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.