Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12914
metadata.dc.type: TCC
Title: Proibicionismo e política de drogas como fatores de superlotação carcerária e seletividade social da criminalização
Authors: Moreira, Júlia Basso
metadata.dc.identifier.orientador: BASTOS, Marcus Vinicius Reis
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar o proibicionismo – política de drogas adotada no Brasil e o seus reflexos tais quais a superlotação carcerária e a seletividade social da criminalização. É apresentada a evolução dos disciplinamentos brasileiros e as influências internacionais relativos ao combate às drogas até o ordenamento vigente, Lei 11.343/06, bem como os fundamentos para a adoção do proibicionismo. Em seguida, é feita uma análise de dados colhidos no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no Sistema Integrado de Informações Penitenciárias do Ministério da Justiça (IFOPEN) com o intuito de apurar informações relacionadas à presos provisórios e definitivos por envolvimento com o tráfico de drogas. Analisa, também, decisões proferidas no âmbito da vara de entorpecentes pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Por fim, é demonstrada a falha do proibicionismo e seus respectivos efeitos negativos.
Keywords: Lei de droga
Proibicionismo
Política de droga
Tóxico
Superlotação carcerária
Seletividade social
Citation: MOREIRA, Júlia Basso. Proibicionismo e política de drogas como fatores de superlotação carcerária e seletividade social da criminalização. 2018. Monografia (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12914
Issue Date: 2018
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21431426.pdf705.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.