Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12938
metadata.dc.type: TCC
Title: Proibicionismo e política criminal de drogas no Brasil: um estudo sobre a ineficácia da atual política e sua repercussão no sistema penitenciário brasileiro
Authors: Oliveira, Vanessa Vitória
metadata.dc.identifier.orientador: CARVALHO, José Theodoro Corrêa de
Abstract: Este trabalho constitui-se em uma pesquisa pautada no impacto gerado pela atual política de drogas no sistema penitenciário. Tem como objetivo analisar a atual política de entorpecentes adotada em nosso país, além da forma como a legislação vem sendo aplicada, por meio de análise jurisprudencial e de pesquisas relacionadas ao tema. Foi realizada uma análise da legislação de drogas como um todo, desde o seu histórico até a aplicação dos dispositivos da atual lei. Diante disso, foi exposta a organização das facções criminosas aliadas ao tráfico, sua estrutura e funcionamento. Outrossim, analisou-se o atual estado do sistema penitenciário brasileiro e de que forma a legislação e criminalização das condutas relacionadas à droga são responsáveis para agravar a atual situação. Analisou-se também a postura das agências de controle e do judiciário frente a prática desses crimes. Por fim, por meio da análise dos fatores encarceradores foi sugerido medidas a serem aplicadas para uma melhor política de drogas, ressaltando os projetos de lei já existentes nesse sentido. A pesquisa foi desenvolvida de forma qualitativa, focando no caráter subjetivo do objeto analisado. Ademais, a pesquisa é globalmente bibliográfica se utilizando ainda de pesquisas de campo.
Keywords: Droga
Política criminal de entorpecente
Sistema penitenciário
Alternativa a atual política
Citation: OLIVEIRA, Vanessa Vitória. Proibicionismo e política criminal de drogas no Brasil: um estudo sobre a ineficácia da atual política e sua repercussão no sistema penitenciário brasileiro. 2018. Monografia (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12938
Issue Date: 21-Sep-2018
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21508686.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.