Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12958
metadata.dc.type: TCC
Title: A realidade da medida socioeducativa de internação na unidade de Santa Maria (DF): uma análise à luz da doutrina da proteção integral
Authors: Maranhão, Lídia Aguiar Borges Taquary Rezende
metadata.dc.identifier.orientador: SANTARÉM, Paulo Rená da Silva
Abstract: A pesquisa analisa as expectativas e as realidades da medida socioeducativa de internação, no que tange à doutrina da proteção integral de direitos reservados às crianças e aos adolescentes. A metodologia utilizada consiste na análise de estudos sobre o tema, em especial as pesquisas feitas por Débora Diniz e Natália Vilarins. A partir da análise dos dois estudos anteriormente citados, verifica-se que a tradição menorista de confisco das crianças para reformatórios parece ser um passado que não ruiu à luz das proteções garantistas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), dado que, na realidade, o que se tem no cotidiano é o inverso do que é disposto em lei: uma cadeia de meninas – instituição punitiva com fragmentos educacionais – marcada, sobretudo, pelo desespero durante a internação e pelo desamparo após a internação.
Keywords: Estatuto da Criança e do Adolescente
Medida socioeducativa de internação
Unidade de Internação de Santa Maria (DF)
Doutrina da proteção integral
Citation: MARANHÃO, Lídia Aguiar Borges Taquary Rezende. A realidade da medida socioeducativa de internação na unidade de Santa Maria (DF): uma análise à luz da doutrina da proteção integral. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12958
Issue Date: 2018
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21415183.pdf613.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.