Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12968
metadata.dc.type: TCC
Title: Crise hídrica do Distrito Federal: análise do panorama dos recursos hídricos na capital federal à luz do direito urbanístico e ambiental
Authors: Cabral, Isabella Braz
metadata.dc.identifier.orientador: GONTIJO, André Pires
Abstract: A crise hídrica no DF é um resultado da omissão do poder público nas políticas de gestão responsável da água e do plano diretor urbanístico e resultado da ação de indivíduos que estão loteando, parcelando, ocupando ou invadindo áreas ambientais de extrema importância para a manutenção de um ecossistema equilibrado e sustentável que garanta o abastecimento hídrico do DF, cujas atuações foram iniciadas desde a construção da Capital Federal. Em outras palavras, Brasília, a capital federal planejada, cresceu sem planejamento urbanístico e ambiental. Via de consequência, o Distrito Federal enfrenta uma grave escassez de recursos hídricos com dificuldade de promover políticas públicas de gestão e fiscalização no tange às ocupações irregulares e desordenadas do solo do DF. Evidencia-se uma gestão administrativa atual do governo do Distrito Federal que atua com mais força nos planos de racionamento e contingências da água, restando omisso no que tange à promoção de políticas públicas de preservação e recuperação das áreas tangentes aos cursos d’água e fiscalização eficaz de novas ocupações irregulares do solo.
Keywords: Direito ambiental
Ocupação irregular
Distrito Federal
Recurso hídrico
Citation: CABRAL, Isabella Braz. Crise hídrica do Distrito Federal: análise do panorama dos recursos hídricos na capital federal à luz do direito urbanístico e ambiental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12968
Issue Date: 21-Sep-2018
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21430801.pdf1.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.