Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13098
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCampelo, Antônio Geraldo Soares-
dc.date.accessioned2019-06-19T12:10:28Z-
dc.date.available2019-06-19T12:10:28Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCAMPELO, Antônio Geraldo Soares. Inclusão de alunos nas aulas de Educação Física no ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13098-
dc.description.abstractIntrodução: O presente trabalho, de caráter exploratório, foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica, buscando abordar o tema da inclusão de alunos que apresentam deficiências, nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, pois a inclusão é um desafio a ser encarado pelas escolas e pelo Brasil. Dessa forma, os professores contam com metodologias e atividades, a fim de auxiliarem os alunos a estarem aptos a participarem de diversas atividades corporais, de forma cooperativa e solidária, sem discriminar colegas por qualquer motivo. Objetivo: Demonstrar a importância e como se dá a inclusão de alunos que apresentam alguma deficiência, nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental. Materiais e métodos: O estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica de documentos captados de artigos, periódicos e trabalhos científicos que abordam o tema da inclusão de alunos que apresentam deficiências nas aulas de educação física no ensino fundamental. Revisão da Literatura: A educação especial, no Brasil, passa por um momento de franca implementação. O aluno especial é incluído na sociedade, entretanto, seu próprio esforço é que moldará seu sucesso na dinâmica escolar, sem haver, por parte da escola, um amoldamento de suas metodologias e estruturas físicas adaptadas a ele. Buscou-se demonstrar a importância da educação da física na inclusão de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, por meio de métodos e atividades que promovam seu desenvolvimento harmonioso. Considerações finais: Concluímos que a inclusão de alunos com necessidades especiais, nas aulas de Educação Física escolar constitui-se num desafio a ser vencido, tanto pela escola, por meio de seus professores, em especial de educação física, quanto pela sociedade, uma vez que a educação deve estar comprometida com todos, promovendo o desenvolvimento de habilidades intelectuais, motoras e afetivas, além de estimular a convivência entre as crianças.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-18T14:38:16Z No. of bitstreams: 1 21450065.pdf: 1156514 bytes, checksum: 9ede909d44fa45ddf4f9288718b058b9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-19T12:10:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21450065.pdf: 1156514 bytes, checksum: 9ede909d44fa45ddf4f9288718b058b9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-19T12:10:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21450065.pdf: 1156514 bytes, checksum: 9ede909d44fa45ddf4f9288718b058b9 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlunos com necessidades especialpt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titleInclusão de alunos nas aulas de Educação Física no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
dc.identifier.orientadorPinto, Celeida Belchior Garcia Cintrapt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21450065.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.