Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13098
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Campelo, Antônio Geraldo Soares | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-19T12:10:28Z | - |
dc.date.available | 2019-06-19T12:10:28Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | CAMPELO, Antônio Geraldo Soares. Inclusão de alunos nas aulas de Educação Física no ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13098 | - |
dc.description.abstract | Introdução: O presente trabalho, de caráter exploratório, foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica, buscando abordar o tema da inclusão de alunos que apresentam deficiências, nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, pois a inclusão é um desafio a ser encarado pelas escolas e pelo Brasil. Dessa forma, os professores contam com metodologias e atividades, a fim de auxiliarem os alunos a estarem aptos a participarem de diversas atividades corporais, de forma cooperativa e solidária, sem discriminar colegas por qualquer motivo. Objetivo: Demonstrar a importância e como se dá a inclusão de alunos que apresentam alguma deficiência, nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental. Materiais e métodos: O estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica de documentos captados de artigos, periódicos e trabalhos científicos que abordam o tema da inclusão de alunos que apresentam deficiências nas aulas de educação física no ensino fundamental. Revisão da Literatura: A educação especial, no Brasil, passa por um momento de franca implementação. O aluno especial é incluído na sociedade, entretanto, seu próprio esforço é que moldará seu sucesso na dinâmica escolar, sem haver, por parte da escola, um amoldamento de suas metodologias e estruturas físicas adaptadas a ele. Buscou-se demonstrar a importância da educação da física na inclusão de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, por meio de métodos e atividades que promovam seu desenvolvimento harmonioso. Considerações finais: Concluímos que a inclusão de alunos com necessidades especiais, nas aulas de Educação Física escolar constitui-se num desafio a ser vencido, tanto pela escola, por meio de seus professores, em especial de educação física, quanto pela sociedade, uma vez que a educação deve estar comprometida com todos, promovendo o desenvolvimento de habilidades intelectuais, motoras e afetivas, além de estimular a convivência entre as crianças. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-18T14:38:16Z No. of bitstreams: 1 21450065.pdf: 1156514 bytes, checksum: 9ede909d44fa45ddf4f9288718b058b9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-19T12:10:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21450065.pdf: 1156514 bytes, checksum: 9ede909d44fa45ddf4f9288718b058b9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-06-19T12:10:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21450065.pdf: 1156514 bytes, checksum: 9ede909d44fa45ddf4f9288718b058b9 (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Alunos com necessidades especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.title | Inclusão de alunos nas aulas de Educação Física no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2017 | - |
dc.identifier.orientador | Pinto, Celeida Belchior Garcia Cintra | pt_BR |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21450065.pdf | 1.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.