Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13098
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Inclusão de alunos nas aulas de Educação Física no ensino fundamental |
Authors: | Campelo, Antônio Geraldo Soares |
metadata.dc.identifier.orientador: | Pinto, Celeida Belchior Garcia Cintra |
Abstract: | Introdução: O presente trabalho, de caráter exploratório, foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica, buscando abordar o tema da inclusão de alunos que apresentam deficiências, nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, pois a inclusão é um desafio a ser encarado pelas escolas e pelo Brasil. Dessa forma, os professores contam com metodologias e atividades, a fim de auxiliarem os alunos a estarem aptos a participarem de diversas atividades corporais, de forma cooperativa e solidária, sem discriminar colegas por qualquer motivo. Objetivo: Demonstrar a importância e como se dá a inclusão de alunos que apresentam alguma deficiência, nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental. Materiais e métodos: O estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica de documentos captados de artigos, periódicos e trabalhos científicos que abordam o tema da inclusão de alunos que apresentam deficiências nas aulas de educação física no ensino fundamental. Revisão da Literatura: A educação especial, no Brasil, passa por um momento de franca implementação. O aluno especial é incluído na sociedade, entretanto, seu próprio esforço é que moldará seu sucesso na dinâmica escolar, sem haver, por parte da escola, um amoldamento de suas metodologias e estruturas físicas adaptadas a ele. Buscou-se demonstrar a importância da educação da física na inclusão de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, por meio de métodos e atividades que promovam seu desenvolvimento harmonioso. Considerações finais: Concluímos que a inclusão de alunos com necessidades especiais, nas aulas de Educação Física escolar constitui-se num desafio a ser vencido, tanto pela escola, por meio de seus professores, em especial de educação física, quanto pela sociedade, uma vez que a educação deve estar comprometida com todos, promovendo o desenvolvimento de habilidades intelectuais, motoras e afetivas, além de estimular a convivência entre as crianças. |
Keywords: | Alunos com necessidades especial Inclusão social Educação Física |
Citation: | CAMPELO, Antônio Geraldo Soares. Inclusão de alunos nas aulas de Educação Física no ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13098 |
Issue Date: | 2017 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21450065.pdf | 1.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.