Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13100
metadata.dc.type: TCC
Title: A inclusão de estudantes autistas nas aulas de Educação Física
Authors: Santos, Thays Marques dos
metadata.dc.identifier.orientador: Almeida, Arthur José Medeiros de
Abstract: Introdução: O Autismo é uma síndrome comportamental que necessita ser mais bem compreendida tanto pela sociedade em geral, quanto pelos profissionais da área de Saúde e de Educação. No que diz respeito às características físicas e fisiológicas, os autistas possuem algumas diferenças, principalmente no modo de olhar, na fala e em sua dinâmica corporal. Objetivo: O objetivo desse estudo é analisar de que maneira os estudantes com autismo podem ser incluídos nas aulas de Educação Física. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa de nível exploratório, com abordagem qualitativa, realizada por meio de revisão de literatura. Foram consultados documentos oficiais, livros, artigos científicos e monografias. Revisão: A escola torna-se inclusiva à medida que reconhece a diversidade que constitui seus alunos, e responde com eficiência pedagógica a essa diversidade. Para que isso aconteça, é necessário adequar os diferentes elementos curriculares, de tal forma que busquem atender às peculiaridades de todos os alunos. É certo que os autistas, de um modo geral, possuem perturbações de índole cognitiva. A maioria apresenta um deficit no âmbito da aprendizagem, na formação de conceitos e na imaginação. Em observância a essa dificuldade, a Educação Física apresenta um papel fundamental para o desenvolvimento global dos alunos, tanto em relação à motricidade, quanto em relação aos fatores cognitivos, sociais e afetivos. Com isso, contribui-se para que o aluno autista desenvolva, de forma mais eficiente, suas aptidões sociais, obtendo, assim, uma melhor qualidade de vida. Considerações Finais: Observou-se através desse estudo que os profissionais não estão bem preparados para atender os alunos autistas. Faltam conhecimentos sobre o transtorno, informações sobre como agir perante os casos mais graves e, em muitos casos, boa vontade dos profissionais. A realidade é que, na maioria dos casos, os professores e os colegas de classe simplesmente ignoram os alunos autistas, deixando-os de fora das atividades, ou, simplesmente, não os estimulam a participar das aulas. Tais fatos prejudicam, de forma clarividente, o desenvolvimento escolar dos portadores dessa síndrome.
Keywords: Autismo
Educação Física
Inclusão escolar
Citation: SANTOS, Thays Marques dos. A inclusão de estudantes autistas nas aulas de Educação Física. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13100
Issue Date: 2017
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21450645.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.