Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13101
metadata.dc.type: TCC
Title: Percepção dos professores de Educação Física quanto à inclusão de educandos com deficiência física no Ensino Fundamental I
Authors: Shimiti, Dayane da Silva
metadata.dc.identifier.orientador: Pinto, Celeida Belchior Garcia Cintra
Abstract: Introdução: A escola, como instrumento de educação, deve proporcionar aos alunos com necessidades especiais um ambiente adequado, estável e acessível capaz de proporcionar a eles um bom desenvolvimento físico, cognitivo, social e afetivo. Esses alunos devem se sentir inseridos nas aulas de forma inclusiva. Objetivo: O objetivo da presente pesquisa foi verificar a percepção dos professores quanto ao processo de inclusão dos alunos com alguma deficiência física nas aulas de Educação Física Escolar. Material e Métodos: Trata-se de um estudo de caráter transversal, com análise qualitativa, realizado através de questionário com questões abertas e fechadas, aplicado para professores de Educação Física Escolar, baseado no questionário de Souza e Boato (2009), buscando analisar três aspectos: Questões referentes aos dados sócio pedagógicos; concepções sobre a inclusão de professores e a atitude dos professores quanto à inclusão. Resultados: Observouse que alguns professores já trabalham com alunos com necessidades educacionais especiais. Foi possível observar que esses profissionais fazem adaptações das suas aulas para promover a inclusão, e que todos gostariam de trabalhar com esse público, desde que com capacitação e acompanhados de um auxiliar pedagógico. Considerações Finais: Conclui-se que a maioria dos professores está comprometida com o processo de inclusão de alunos com deficiência, buscando encontrar resultados, em parceria com a escola, objetivando oportunizar uma infraestrutura melhor e orientação aos professores que precisam de especialização específica quanto à inclusão, possibilitando aos alunos o seu desenvolvimento integral e harmonioso.
Keywords: Percepção do professor
Educação Física
Necessidade especial
Inclusão escolar
Citation: SHIMITI, Dayane da Silva. Percepção dos professores de Educação Física quanto à inclusão de educandos com deficiência física no Ensino Fundamental I. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13101
Issue Date: 2017
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21450748.pdf2.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.