Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13102
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise do desempenho motor de escolares com Síndrome de Down nas aulas de Educação Física
Authors: Zica, Israel Santos Meireles
metadata.dc.identifier.orientador: Lobo, Hetty
Abstract: Introdução: O desenvolvimento motor é a mudança frequente no nosso ciclo de vida que se inicia desde a infância e vai até a morte. Na perspectiva dessa realidade, a educação física se torna algo importante voltada ao aluno no desenvolvimento dos seus estímulos psicomotores, mostrando assim a importância do profissional de educação física perante a sociedade na formação educacional. Objetivo: avaliar o desempenho motor de alunos de 8 a 14 anos de idade com Síndrome de Down por meio da aplicação do teste ktk, identificando as possíveis dificuldades encontradas por essas crianças durante a aplicação do teste. Material e Métodos: a mostra foi composta por 12 portadores de Síndrome de Down de ambos os sexos, de 08 a 14 anos do Ensino Fundamental, regularmente matriculados em uma escola pública da rede de ensino do Distrito Federal. Para a avaliação da coordenação motora foi utilizada a bateria KTK (Körperkoordinationstest für Kinder — KTK), desenvolvida por Kiphard e Schilling (1974), constituída por quatro itens: (1) equilíbrio em marcha à retaguarda (ER); (2) saltos laterais (SL); (3) saltos monopedais (SM); e (4) transposição lateral (SL). Resultados: Quando realizado a avaliação da classificação do grupo em (insuficiência na coordenação, perturbações na coordenação), 92% dos participantes apresentaram insuficiência de coordenação motora e 8% encontram-se na classificação de perturbações na coordenação. Conclusão: Os níveis de desempenho motor encontrados no presente estudo mostraram que a maioria dos escolares, independentemente da idade e do sexo, se encontram abaixo da normalidade, o que pode ser justificado pela presença da deficiência e pela falta de atividade física voltada para o desenvolvimento dessas competências motoras.
Keywords: Desempenho motor
Síndrome de down
Educação Física escolar
Citation: ZICA, Israel Santos Meireles. Análise do desempenho motor de escolares com Síndrome de Down nas aulas de Educação Física. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13102
Issue Date: 2017
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21450749.pdf2.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.