Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13108
metadata.dc.type: TCC
Title: Utilização de recursos didáticos na Educação Física escolar: a perspectiva do professor
Authors: Costa, Luan Matheus Batista da
metadata.dc.identifier.orientador: Dantas, Renata Aparecida Elias
Abstract: Introdução: Quando se observa os professores de Educação Física, que trabalham na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, e se faz um levantamento identificando quais conteúdos contidos em seus planejamentos, é visto que a maioria estão vinculados as propostas tecnicista de aula, muitas as vezes se preocupando apenas com o rendimento e a performance, e até por isso deixando de lado o princípio da inclusão relatado pelas propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais, além de evitar a abordagem de outros meios de ensino da cultura corporal. Objetivo: Verificar o conhecimento dos professores de Educação Física sobre a organização e a utilização de recursos didáticos alternativos e menos utilizados na proposta pedagógica de suas aulas. Material e Métodos: Foi aplicado um questionário com 5 questões semiestruturadas com análise qualitativa. Resultados: Muitos professores estão presos ainda na concepção esportista, utilizando na maioria das vezes, esportes tradicionais como principal meio de ensino da cultura corporal, e pouco se é feito para inovar suas aulas. Muito se deve também a falta de valorização da área e a falta de infraestrutura das escolas. Conclusão: Os professores têm consciência de que o uso de novos recursos, pode atrair a atenção dos alunos, porém muito pouco se é feito para que ocorra mudanças. Há um enorme desinteresse em se buscar novas ideias, muitas vezes pelo comodismo. Conclui-se que o uso da tecnologia junto as aulas de educação física pode ser mais um motivador para os alunos, e foi percebido que muitos professores ainda não acham isso necessário. Alguns comentaram sobre a falta de recursos dentro das escolas que é uma realidade ainda muito vivida principalmente nas escolas públicas, e essa falta de recursos às vezes torna-se desmotivador até mesmo para o próprio professor.
Keywords: Educação Física escolar
Recurso alternativo
Prática pedagógica
Citation: COSTA, Luan Matheus Batista da. Utilização de recursos didáticos na Educação Física escolar: a perspectiva do professor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13108
Issue Date: 2017
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21464483.pdf1.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.