Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13122
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCaldas, Daniella Ferreira-
dc.date.accessioned2019-06-19T13:46:04Z-
dc.date.available2019-06-19T13:46:04Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCALDAS, Daniella Ferreira. Avaliação do desempenho motor em escolares sem e com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13122-
dc.description.abstractIntrodução: O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma disfunção neuropsicomotora caracterizada por hiperatividade e/ou desatenção, agitação e impulsividade que ocorre predominantemente em crianças. Objetivo: O objetivo desse estudo foi comparar o desempenho da função motora em escolares sem e com Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Material e Métodos: Foram avaliadas 30 crianças de ambos os sexos com idades entre 6 e 11 anos. Foi utilizada a Escala Motora de Rosa Neto (2002) adaptada que consiste em uma série de provas motricidade fina; motricidade global; equilíbrio; esquema corporal; organização espacial; e lateralidade. Resultados: Os dados mostraram que as variáveis que apresentaram diferenças nos resultados foram as de motricidade global, equilíbrio e esquema corporal, entretanto não foram identificadas diferenças estatisticamente significativas. Conclusão: Foi evidenciado que os escolares com TDAH tiveram um desempenho motor semelhante aos escolares sem o respectivo transtorno.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-18T19:35:45Z No. of bitstreams: 1 21485130.pdf: 3614474 bytes, checksum: 7b7a1459d7f1841e5915744a08260a35 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-19T13:46:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21485130.pdf: 3614474 bytes, checksum: 7b7a1459d7f1841e5915744a08260a35 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-19T13:46:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21485130.pdf: 3614474 bytes, checksum: 7b7a1459d7f1841e5915744a08260a35 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTranstorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)pt_BR
dc.subjectDesempenho motorpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleAvaliação do desempenho motor em escolares sem e com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividadept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
dc.identifier.orientadorLobo, Hettypt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21485130.pdf3.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.