Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13122
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Avaliação do desempenho motor em escolares sem e com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade |
Authors: | Caldas, Daniella Ferreira |
metadata.dc.identifier.orientador: | Lobo, Hetty |
Abstract: | Introdução: O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma disfunção neuropsicomotora caracterizada por hiperatividade e/ou desatenção, agitação e impulsividade que ocorre predominantemente em crianças. Objetivo: O objetivo desse estudo foi comparar o desempenho da função motora em escolares sem e com Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Material e Métodos: Foram avaliadas 30 crianças de ambos os sexos com idades entre 6 e 11 anos. Foi utilizada a Escala Motora de Rosa Neto (2002) adaptada que consiste em uma série de provas motricidade fina; motricidade global; equilíbrio; esquema corporal; organização espacial; e lateralidade. Resultados: Os dados mostraram que as variáveis que apresentaram diferenças nos resultados foram as de motricidade global, equilíbrio e esquema corporal, entretanto não foram identificadas diferenças estatisticamente significativas. Conclusão: Foi evidenciado que os escolares com TDAH tiveram um desempenho motor semelhante aos escolares sem o respectivo transtorno. |
Keywords: | Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) Desempenho motor Criança |
Citation: | CALDAS, Daniella Ferreira. Avaliação do desempenho motor em escolares sem e com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13122 |
Issue Date: | 2017 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21485130.pdf | 3.53 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools