Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13129
metadata.dc.type: TCC
Title: Inclusão de alunos com TDAH nas aulas de Educação Física escolar
Authors: Mendes, Lucas Midosi May
metadata.dc.identifier.orientador: Lobo, Hetty
Abstract: Este trabalho de pesquisa tem como foco de estudos a inclusão dos alunos com Transtorno de Déficit e atenção/ hiperatividade (TDAH), que se trata de um transtorno neurológico que afeta o desenvolvimento da criança, trazendo dificuldade na interação com os demais, a socialização, a adaptação e leva a desatenção. De acordo com Barros (2014) a inclusão de pessoas com necessidades especiais, deve-se trabalhar o treino específico da atenção, visando ao estabelecimento de controle da resposta mais relevante, para que ocorram aprendizagens posteriores. Assim sendo, este trabalho teve por objetivo analisar a percepção dos professores em relação a inclusão dos alunos com TDAH nas aulas de educação física escolar e verificar como os docentes vem lidando ao processo de ensino de aprendizagem em sala de aula. Esse estudo foi caracterizado como transversal de cunho descritivo qualitativo e quantitativo, sendo realizado por meio de um questionário adaptado de (FALCÃO,2011). A amostra foi composta por cinco (5) professores graduados em Educação Física e que atuam na área escolar. A população da pesquisa foram os professores de educação física de um colégio localizado no Lago Norte- DF em atividade no segundo semestre 2018. O principal achado do presente estudo foi que a falta de estrutura física e a falta de conhecimento e matérias específicos para trabalhar com os alunos com TDAH. Concluir-se que a inclusão dos alunos com TDAH na escola fica debilitada, de forma que o sucesso e a evolução desses na escola é comprometido com inabilidades didática e com a ausência de orientações adequadas e que possíveis consequências na relação do processo de ensino e aprendizagem e suas implicações na inclusão nas aulas de educação física escolar.
Keywords: TDAH
Educação Física
Citation: MENDES, Lucas Midosi May. Inclusão de alunos com TDAH nas aulas de educação física escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13129
Issue Date: 2018
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21496298.pdf6.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.