Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13131
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise dos jogos escolares brasileiros: um estudo documental
Authors: Sousa, Lucas Cainã Borges de
metadata.dc.identifier.orientador: Almeida, Arthur José Medeiros de
Abstract: Introdução: Historicamente, as competições esportivas escolares enquanto políticas públicas, no Brasil, tiveram a sua efetivação no ano de 1969 durante a ditadura empresarial-militar, através da Divisão de Educação Física do Ministério da Educação e Cultura, onde as competições eram chamadas de "Jogos Estudantis Brasileiros". Os objetivos dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) eram fomentar a prática do esporte escolar pautado nos fins educativos; que possibilitassem a identificação de futuros talentos esportivas na escola Objetivo: mostrar a relevância dos JEB’s no processo de desenvolvimento do esporte no âmbito nacional, evidenciando todas as dimensões sociais do esporte e contribuindo para o desenvolvimento integral do aluno. Material e Métodos: este estudo é caracterizado como uma pesquisa de revisão bibliográfica de natureza exploratória. Revisão da literatura: De acordo com os PCN’s, a educação física escolar deverá abordar o conteúdo jogos no ambiente escolar, sendo aplicado nas quatro dimensões do esporte: esporte de educação, ou educacional, esporte de formação, esporte de partipação e esporte de rendimento. Os jogos escolares são uma ótima oportunidade do aluno vivenciar a participação numa competição que preza por valores que vão além da competição. Considerações Finais: Tendo em vista que a próxima edição dos Jogos Escolares Brasileiros será em Brasília/DF, é de suma importância para os alunos do UniCEUB e para os professores da área de educação física escolar, saberem dos benefícios que os JEB’s trazem para o desenvolvimento do esporte no âmbito nacional, promovendo o descobrimento de novos atletas, salientando que os jogos serão realizados nas dimensões, educacional, formação, participação e rendimento, contribuindo assim para o desenvolvimento integral do aluno.
Keywords: Jogo escolar
Competição escolar
Esporte na escola
Educação Física escolar
Citation: SOUSA, Lucas Cainã Borges de. Análise dos jogos escolares brasileiros: um estudo documental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13131
Issue Date: 2017
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21497475.pdf1.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.