Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13151
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Percepção dos alunos do ensino médio sobre a utilização da dança nas aulas de Educação Física |
Authors: | Melo, Amanda Almeida de |
metadata.dc.identifier.orientador: | Dantas, Renata Aparecida Elias |
Abstract: | Introdução: A dança traz vários benefícios físicos, sociais, intelectuais e emocionais para o indivíduo que a pratica, além de contribuir para a saúde da mente e do corpo. O ambiente escolar é primordial para se trabalhar com a dança, de modo a aperfeiçoar o desenvolvimento biopsicossocial dos alunos. Objetivo: Levando em consideração a dança em suas múltiplas aplicabilidades nas aulas de educação física, foi realizado um estudo a fim de verificar a percepção de alunos do ensino médio, idade entre 14 a 15 anos. Material e Métodos: A pesquisa efetivada em uma escola privada de Brasília/DF, é, em suma, um estudo transversal de análise qualitativa e quantitativa, a população corresponde a 42 alunos matriculados no 1° e 2° ano do ensino médio que participam das aulas de educação física. Na coleta de dados, questionários estruturados e auto administrados, contendo questões abertas e fechadas, foram aplicados a priori e a posteriori intervenção, isso é, primeiramente sem fazer uso da dança e seguidamente ao fazer uso da mesma nos contextos de aula de educação física. Resultados: Analisando os dados, notou-se que 62% dos alunos aprovaram a “novidade”, consideraram-na uma atividade capaz de proporcionar benefícios para a saúde corporal e emocional por seu caráter dinâmico e divertido. Conclusão: É importante que os docentes de educação física se aterem a um ensino livre de padrões estritamente conteudistas, não restringir o conhecimento dos discentes com práticas corporais preferíveis ao filtro afetivo profissional é extremamente importante para a prática ensino- aprendizagem. |
Keywords: | Dança Educação Física Prática corporal Ensino médio |
Citation: | MELO, Amanda Almeida de. Percepção dos alunos do ensino médio sobre a utilização da dança nas aulas de Educação Física. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13151 |
Issue Date: | 2017 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21555000.pdf | 3.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.