Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13161
metadata.dc.type: TCC
Title: A dança como instrumento para o desenvolvimento psicomotor nos anos iniciais do ensino fundamental
Authors: Oliveira, Sarah Patrícia de
metadata.dc.identifier.orientador: Pinto, Celeida Belchior Garcia Cintra
Abstract: Considerada como um dos conteúdos da Educação Física de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a dança é uma linguagem da arte que expressa diversas possibilidades de assimilação do mundo. A dança proporciona diversas melhorias tanto nos aspectos cognitivo, sociais e físicos, como por exemplo no desenvolvimento e aprimoramento da coordenação motora, noções espaciais e de lateralidade, criatividade e conhecimento sobre o seu corpo. Assim, o presente estudo teve como objetivo demonstrar, através da literatura, que a dança nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode contribuir para o desenvolvimento psicomotor da criança. Este trabalho foi executado por meio de uma pesquisa bibliográfica realizada em artigos, qualificando-o como um estudo do tipo exploratório. É de suma importância que durante o período escolar a criança vivencie e seja educada através do movimento, onde o principal objetivo é incentivar o seu desenvolvimento motor. A dança além de estimular o desenvolvimento da criança, abre portas a uma infinidade de saberes e atividades onde elas se deparam com movimentos diversos que irão ajudar na construção de conceitos e ideias sobre suas atitudes e sobre o movimento em si. A dança é uma linguagem corporal que proporciona o conhecimento do próprio corpo e suas limitações, possibilita o relacionamento entre as pessoas, estimula a demonstração de sentimentos e emoções e desenvolve capacidades físicas e intelectuais, formando indivíduos conscientes e críticos. Ao concluir este trabalho verifica-se que a dança em sua função educacional, por intermédio da educação física, objetiva não apenas aspectos de estética ou artísticos, mas um desenvolvimento integral da criança, aprimorando seu desenvolvimento físico, cognitivo e motor.
Keywords: Desenvolvimento psicomotor
Dança
Educação Física escolar
Citation: OLIVEIRA, Sarah Patrícia de. A dança como instrumento para o desenvolvimento psicomotor nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13161
Issue Date: 2018
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21607193.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.