Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13169
metadata.dc.type: TCC
Title: Capacitação dos professores de Educação Física perante o processo de inclusão dos alunos com deficiência física
Authors: Medeiros, Welyton Roberto Santos
metadata.dc.identifier.orientador: Lobo, Hetty
Abstract: Introdução: O A exclusão das pessoas com deficiências vem ocorrendo desde a sociedade mais antiga até a contemporânea, sendo que, a integração social ocorre quando a pessoa com deficiência se adapta ao ambiente, buscando as oportunidades tendo em vista a reciprocidade da sociedade. Objetivo: O presente estudo visa analisar se os professores de Educação Física Escolar estão capacitados para realizar o processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais nas aulas de Educação Física. Materiais e Métodos: O estudo foi caracterizado como transversal, com amostra quantitativa e comparativa, onde foi aplicado questionário para verificar a capacitação do professor de Educação Física para a inclusão de alunos com deficiência, sendo feito com professores de várias escolas de Brasília. A amostra foi composta por 25 professores de Educação Física. Questionário desenvolvido especificamente para este estudo, são questões adaptadas do questionário de Garcia et al (2000). Resultados e discussão: De acordo com os resultados obtidos na presente pesquisa, referente se o professor tem formação extracurricular sobre atividade física adaptada, foi verificado que 64% dos entrevistados responderam que não fizeram cursos extracurriculares. De acordo com os resultados obtidos no presente estudos, 40% dos profissionais de Educação Física, escolar responderam que estão preparados para incluir os alunos com deficiência, porem, 28% percebem que não estão habilitados para atender alunos com deficiência, entretanto, 32% dos participantes admitem que possuam habilidades reduzidas para atender os alunos com deficiência de forma eficaz. Conclusão: O professor de Educação Física capacitado pode ser uma porta de auxílio para os alunos com deficiência, pois ele irá ajudar a desenvolver suas habilidades básicas para que no futuro tenha uma vida sem dificuldades. Portanto, de acordo com o presente estudo para professores de Educação Física, a falta de cursos de capacitação para os educadores favorece para redução das habilidades para atender os alunos com deficiência de forma eficaz, vem trazendo prejuízo para a formação dos professores, que vivenciam nas universidades muito pouco a parte teórica e prática.
Keywords: Inclusão escolar
Capacitação profissional
Criança deficiente
Citation: MEDEIROS, Welyton Roberto Santos. Capacitação dos professores de Educação Física perante o processo de inclusão dos alunos com deficiência física. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13169
Issue Date: 2017
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21852063.pdf1.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.