Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13214
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise de viabilidade de ampliação de uma edificação comercial utilizando ensaios destrutivos e não destrutivos: estudo de caso
Authors: Tosetto, Renan Dittrich
metadata.dc.identifier.orientador: Oliveira, Jorge A. da Cunha
Abstract: Este trabalho tem como finalidade verificar a viabilidade da construção de mais um pavimento sobre uma estrutura já existente. Os dados da edificação foram levantados através de ensaios destrutivos e não destrutivos, afim de conhecer ao máximo as propriedades estruturais da edificação. Para os ensaios houve o uso de pacometria, esclerometria, ultrassonografia, aplicação de fenolftaleína e extração de corpos de prova, além da execução da sondagem do solo e verificação do tipo de fundação. Com os dados levantados em campo pode-se concluir que existe a necessidade de reforços estruturais para a viabilidade da ampliação desejada.
Keywords: Viabilidade de construção
Propriedades estruturais
Edificação
Citation: TOSETTO, Renan Dittrich. Análise de viabilidade de ampliação de uma edificação comercial utilizando ensaios destrutivos e não destrutivos: estudo de caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13214
Issue Date: 2017
Appears in Collections:ECI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21315459.pdf2.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.