Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13220
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise de desempenho de revestimentos externo de fachada: cerâmico e argamassado com intuito de avaliar a manutenção corretiva adequada a ser utilizada no estudo de caso em Águas Claras-DF
Authors: Soares, Carlos Henrique Araújo
metadata.dc.identifier.orientador: Oliveira, Jorge Antônio da Cunha
Abstract: A construção civil cada vez mais se utiliza de novos materiais e equipamentos aplicados no processo construtivo de uma edificação, com intuito de aumentar a produtividade e o desempenho. Entretanto, ainda assim pode-se observar em elementos construtivos como fachadas o surgimento de manifestações patológicas. As fachadas responsáveis por receber todas as ações externas, além de suportar a movimentação da estrutura a qual protege, sofrem ainda mais com o surgimento de anomalias. O desplacamento é um dos problemas mais observados e graves no sistema de revestimento cerâmico, levando grande risco à saúde e segurança dos usuários, além de impactar outras partes do prédio. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar o desempenho do revestimento cerâmico de um edifício em Águas Claras-DF que apresenta desplacamento e descolamento das placas cerâmicas, onde se mostrou necessária a análise do revestimento argamassado também. Para isso, foram realizados ensaios de percussão com intuito de mapear as áreas afetadas com perda de aderência. Na sequência, em detrimento dos croquis realizados com os locais prejudicados por falhas de aderência, foram realizados os ensaios de determinação de resistência de aderência à tração evitando estes pontos. Os resultados obtidos expuseram que as placas cerâmicas tipo Gail estão com valores de resistência de aderência à tração inferior ao exigido pela NBR 13755/1996, enquadrado no grau de risco crítico, enquanto as placas cerâmicas brancas e o revestimento argamassado se encontram em bom estado de conservação. Os resultados do revestimento argamassado foram analisados de acordo com a NBR 13749/2013 e a NBR 13749/1996. Analisando, no geral, as causas e origens das manifestações patológicas, possivelmente ocorreu em função de falha endógena, necessitando as placas cerâmicas tipo Gail, manutenção corretiva imediata em toda sua extensão.
Keywords: Revestimento cerâmico
Manifestações patológicas
Desplacamento
Desempenho
Manutenção corretiva
Citation: SOARES, Carlos Henrique Araújo. Análise de desempenho de revestimentos externo de fachada: cerâmico e argamassado com intuito de avaliar a manutenção corretiva adequada a ser utilizada no estudo de caso em Águas Claras-DF. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13220
Issue Date: 2017
Appears in Collections:ECI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21340282.pdf2.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.